Cadeias Musculares e Articulares GDS é um método global de fisioterapia de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.
O método trabalha com o conceito de que nossa atitude postural e a forma de nosso corpo derivam de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento.
Criado e desenvolvido pela fisioterapeuta belga Godelieve Denys Struyf, o método GDS se norteia pela verdadeira compreensão do indivíduo, considerando os aspectos biológico, emocional e psicocomportamental.
Por meio da leitura corporal (atitude postural, gestos, expressões), da fala e de uma avaliação física, observa-se as características bio-psicocomportamentais e a tipologia da pessoa.
A partir dessa leitura, é possível entender como se comporta aquele corpo e como ele inicia os processos de desequilíbrio. Com isso é elaborada uma linha de tratamento individualizada.
A abordagem terapêutica propõe desbloquear as tensões, devolvendo o ritmo fisiológico do indivíduo , equilibrando as cadeias musculares por meio da terapia manual associada à respiração, posturas, movimentos na lemniscata, alongamentos (entre outros), levando em consideração a personalidade, o comportamento e as demandas físicas e emocionais da rotina de cada um.
A FISIOTERAPIA OBSTÉTRICA companhamento da gestação, parto e pós parto:
O trabalho da fisioterapia obstétrica tem por objetivo conscientizar a gestante de seu corpo para que o mesmo seja adaptável (sem bloqueios e dores) às alterações psicomotoras fisiológicas do período gestacional, do parto e puerpério. Além disso, ela atua na preparação para o parto e na prevenção e tratamento de disfunções comuns nesses períodos, tais como:
- Lombalgia
- Edema (inchaço)
- Dispnéia (falta de ar)
- Urgência miccional
- Incontinência urinária aos esforços
- Constipação intestinal
- Dor pélvica
- Pubalgia
- Diástase abdominal
- Prolapso dos órgãos pélvicos, entre outros.
O atendimento engloba exercícios para consciência corporal, exercícios para consciência perineal (assoalho pélvico), mobilidade pélvica e sacral, liberação miofascial, terapia manual, drenagem linfática e orientações específicas para cada gestante.
FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA (PÉLVICA)
- Incontinência urinária
- Bexiga hiperativa (hiperatividade vesical)
- Dor pélvica crônica
- Prolapsos genitais
- Retenção urinária
- Vaginismo
- Dispareunia (dor na relação sexual), entre outros.
