Buscar

Yoga, um caminho de autoconhecimento


A natureza de todo o indivíduo é ser eterno e livre de limitação.

Quando temos consciência disso vivemos em Paz, e assim é a nossa natureza sendo vista como na realidade é.

Infelizmente a visão que temos de nós mesmos é de ser limitado, carente e com a necessidade de objetos exteriores para satisfazer os desejos e para trazer a felicidade.

Só começamos a entender isso quando temos um pleno conhecimento de quem somos.

Então o autoconhecimento se torna muito importante neste caminho, só nos apossamos deste entendimento a partir do momento em que o compreendemos. É importante que haja foco na busca dessa compreensão para então a descoberta de um ser livre de limitação.

É necessário ter uma mente preparada, qualquer conhecimento exige um preparo, ter uma base para poder entender e isso acontece gradualmente.

E neste caso não é somente através do estudo das teorias e sim de uma mente que possa compreender com uma capacidade de raciocínio e que possa apreciar esta compreensão em si mesmo, ou seja, o auto-estudo ( Swadhyáya ).

Swadhyáya é o estudo da metafísica do yoga e de si próprio, abrange não apenas o autoconhecimento obtido através da reflexão sobre a sabedoria das escritura mas a aplicação prática desse conhecimento.O Swádhyaya alarga os horizontes do intelecto, enriquece e estimula a prática.

E através deste autoestudo é possível perceber que há conjunto de gostos e aversões pelos quais interagimos com o mundo e é o que nos faz reagir e não ir além dos nossos padrões e condicionamentos. Os padrões tomam a frente de qualquer capacidade de raciocínio e discernimento, e assim, reajo as situações dizendo isso é bom e eu aceito ou isso é ruim e não serve para mim. E assim nega todo o conhecimento do Ser eterno, puro e livre de limitação.

Este ser livre que em muitos momentos nos parece ser tão presente quando se está em contato com a natureza ou em simples acontecimentos diários são pequenos vislumbres desse Ser realizado. Afinal, o silêncio abre espaço para experenciar a si mesmo.

Este espaço de silêncio e paz está aí dentro só aguardando para ser vivenciado, ao encontramos este espaço a situação lá fora pode até ser de adversidade e ainda assim estaremos no nosso lugar de paz e com clareza na mente para agir independente da situação. Com a mente preparada para que seja capaz de receber o que vem por ai e estar atenta as ações e aos resultado dessas ações.

Com a prática de meditação e uma vida de yoga se tem uma mente mais objetiva, mais calma, podendo então estar pleno com você mesmo.

Om Shanti

Tatiane

#Yoga #Artigos #Prática #vidadeyoga

12 visualizações
LOGO_SHANTIYOGASTUDIO_WHITE.png

Atendimento secretaria:

Segunda à sexta
de 8h às 11h e 14h as 19hs

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

Fixo: (67) 3027-5904

        Vivo (67) 99937-5904
email:shanti.studio@gmail.com