top of page
  • Foto do escritor

Calendário Lunar 2022


Assim como os ciclos lunares possuem forte influência nas marés, eles exercem influência também no nosso corpo e consequentemente no nosso comportamento.

Através da prática de Yoga nos mantemos mais atentos e conectados com a natureza, facilmente percebemos a agitação provocada pela lua cheia e a calmaria da lua nova, por isso é importante se observar e principalmente respeitar esses picos de energia provocados pela mudança da lua.

As fases lunares são determinadas pela posição da Lua em relação ao Sol e a Terra.

Para quem observa os ciclos lunares, fica claro que eles influenciam a vida em nosso planeta e também o nosso comportamento, geralmente ficamos mais ativos, excitados e obstinados com a chegada da Lua cheia. Entende-se que seria o momento de ápice da energia vital (Prana) que se concentra neste momento na cabeça, comparativamente com o ciclo respiratório seria o final da inspiração.

Na Lua nova a tendência é oposta, estaríamos mais aterrados com a energia voltada para baixo, criando um estado mais calmo e avesso a atividades físicas.

O fundamento desta prática, além de se tratar de uma tradição em algumas correntes de Yoga na Índia, vem de que nosso corpo tem aproximadamente 70% água e, portanto, estaria exposto e influenciado pelos ciclos lunares, como as marés ou as colheitas.

Como vivemos na loucura da cidade, afastados dos ciclos naturais, onde muitas vezes mal vemos a Lua, ou sabemos em que período está no momento, acabamos por não notar as influencias desta e perdemos a chance de entender porque estamos neste ou aquele estado mental.

A prática do Yoga busca nos colocar em um estilo de vida mais harmônico com os ciclos naturais da vida, busca nos tornar mais sensíveis e conscientes de nossos estados mentais, e para isso a resguarda dos dias de lua pode ser uma ferramenta para ficarmos mais atentos a nossa consciência.

Aproveite os picos da Lua Cheia e Nova para descansar e mantenha-se atento ao seu estado mental e emocional, isso pode ensinar muito sobre nós mesmos.

Qualquer dúvida converse com as professoras.

Namastê!


Calendário Lunar 2022


Lua nova ○ 02 de janeiro


Lua cheia ● 17 de janeiro


Lua nova ○ 31 de janeiro

Lua cheia ● 16 de fevereiro


Lua nova ○ 02 de março

Lua cheia 18 de março


Lua nova ○ 31 de março

Lua cheia ● 16 de abril

Lua nova ○ 30 de abril


Lua cheia ● 15 de maio

Lua nova ○ 30 de maio


Lua cheia ● 14 de junho


Lua nova ○ 28 de junho


Lua cheia ● 13 de julho


Lua nova ○ 28 de julho


Lua cheia ● 11 de agosto


Lua nova ○ 27 de agosto


Lua cheia ● 10 de setembro


Lua nova ○ 25 de setembro


Lua cheia ● 09 de outubro


Lua nova ○ 25 de outubro

Lua cheia ● 08 de novembro


Lua nova ○ 23 de novembro


Lua cheia ● 08 de dezembro


Lua nova ○ 23 de dezembro





466 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page