top of page
  • Foto do escritor

Yoga e os ciclos naturais


O fluxo das estações e as fases da Lua afetam as mudanças no tempo, a vida no campo e os seres vivos. Os quatro ciclos das estações do ano indicam pontos de mudança da energia da natureza no universo e dentro de nós mesmos.

Quando chega a Primavera, a natureza sai de seu repouso de inverno e desperta, trazendo um renascer, uma renovação que invade a vida vegetal e animal. Para nós, humanos, também é um tempo de recarregar as energias, absorver a força da natureza, revigorar e rejuvenescer.

Esta energia rigorosa, poderosa que transforma o solo de volta em terreno fértil, é a mesma energia que está ao nosso redor e dentro de nós. Ele anseia para lavrar o nosso próprio interior para cultivar e propagar nosso bem-estar e radiância, nos movendo adiante, longe do que nos aflige e nos limita, nos levando para a nova criação, nova vibração e vida nova fresca.

A Primavera é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, sendo um período muito favorável a novos inícios.

Povos antigos realizavam rituais a cada mudança de estação. E os rituais de primavera eram valorizados por celebrarem a fertilidade, para marcar o início de um período de abundância e generosidade da Mãe Natureza.

De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar, quando podemos enxergar através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão. Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.

Mesmo nos dias atuais, em meio a tanta tecnologia e conhecimento científico, podemos aproveitar a chegada da primavera para retomar nosso contato com a Mãe Natureza e atrair boas energias de renovação e prosperidade para a nossa vida. Pequenos e simples rituais podem ser incorporados em nossa rotina para celebrar esse momento de mudança.

Na prática diária

Podemos começar reconhecendo a Primavera como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, e que nos inspira a buscar um significado para a vida. Buscar luz e força interior, fluidez para o nosso caminho. Aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, movendo nossa vida depois das limitações e do recolhimento do inverno.

Vamos nos harmonizar com a estação por meio de atos conscientes e devoção, olhar em volta para se inspirar na renovação e transformação que estão literalmente brotando do solo:

  • Ofereça, silenciosamente, sua prática diária à natureza, começando com a saudação ao sol.

  • Saia do tapetinho e vá para um lugar bonito, em silêncio, observando a mudança de ritmo da natureza nas plantas e nos insetos e sentindo a grandeza deste momento tão especial, repleto de energia renovadora.

  • Crie um ritual à luz de velas como lembrete do aumento de luz na Primavera.

  • Vista-se com roupas de cores claras ou estampadas com flores e use perfumes de lavanda e de rosas.

  • Coma alimentos leves e fáceis de digerir, faça intervalos de três a quatro horas entre as refeições. Tente comer menos ou eliminar os alimentos pesados – laticínios, comidas e bebidas frias ou geladas ou alimentos fritos ou oleosos – especialmente de manhã ou de noite.

Todas essas ações nos conectam com a transformação que acontece à nossa volta se você se permitir entrar nesse ritmo. Saia do automático, do ritmo acelerado do mundo de hoje, que te arrasta para demandas árduas de trabalho e de excesso de informação. Então, se dê esse tempo de apreciação da renovação da vida e renove sua atitude diante da vida, trazendo mais atenção, mais consciência, mais leveza, mais luz para o seu dia.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page