top of page
  • Foto do escritor

Savasana, porque sim!


Por que savasana? Por que praticamos essa postura? O que ela tem de especial ou de benéfico que torna tão importante voltarmos a ela?

Na prática de savasana se recomenda parar, não fazer nada além de relaxar, se soltar, de olhos fechados, o corpo todo largado no chão, em total quietude e imobilidade.

Experimentar essa postura todos os dias nos dá alguma percepção do quanto disso é possível alcançar. E de tudo a que nos expomos quando estamos nela. Trata-se de uma postura como outras, em que é necessário comprometimento, auto observação, atenção ao que está acontecendo com o corpo e a respiração, ou seja, uma postura que exige ação do praticante. Então, esta pode ser uma experiência de relaxamento profundo ou, pelo contrário, de ansiedade sufocante. Pode ser que o sono venha ou que vivenciemos a abstração dos sentidos e encontremos silêncio e tranquilidade. Pode, ainda, ser o momento de descarregar o fardo do dia ou da semana e que encontremos um pouco de descanso. Pode ser um momento assustador de se deparar com as coisas que queremos negar ou suprimir. Muita coisa pode acontecer nesse tempo.

Se nos voltarmos aos ensinamentos dos Yoga Sutras de Patanjali, encontramos que o caminho do yoga se percorre, na prática, começando com os Yamas e Nyamas, ou seja, a maneira como nos relacionamos com o mundo e os cuidados com os quais devemos seguir nossa vida. Essas são observâncias em nossa relação com o mundo de praticar a não violência, viver com veracidade, não roubar, usar nossas energias com sabedoria e praticar o desapego, buscando sempre purificar nosso corpo, ações e pensamentos, vivendo com contentamento, mas com disciplina, em constante auto observação, e então podemos, com tranquilidade, entregar todo e qualquer resultado ao Divino. Então, esse caminho do yoga não é fácil!

Mas a dedicação a essa prática dos ensinamentos vai nos preparando para desenvolver a capacidade de acalmar a mente. E em Savasana, à medida que o corpo relaxa e a respiração se acalma, vai acontecendo uma integração de todo o ser nesse momento de silenciar para que possamos soltar as tensões e entregar-se ao que está ali, naquele momento, do jeito que está. Uma entrega que vai acontecendo aos poucos até que se dê por inteiro, pois vamos descobrindo maneiras de estar em paz em nós mesmos, no nosso imenso espaço interior. Essa paz que vamos aprendendo a construir, lapidar, conquistar. E, então, conseguimos fechar os olhos e nos abandonar no chão, sobre o tapete, de olhos fechados porque, em nosso coração, sentimos que está tudo bem.

Por isso Savasana, para chegar aí e vislumbrar um tanto do que podemos alcançar de nossa busca pelo estado de plenitude, completude, felicidade.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page